GENGIVITE
INFLAMAÇÃO NA GENGIVA

Você já percebeu, enquanto escovava seus dentes, se alguma vez sua gengiva sangrou? Caso a resposta seja sim, você pode estar com o que chamamos de GENGIVITE.

A Gengivite ocorre quando as técnicas de escovação estão sendo falhas, ou seja, quando não escovamos corretamente nossos dentes. O acúmulo de resíduos alimentares e açúcares sobre a superfície dos dentes, e também da gengiva, fazem com que haja uma reação bacteriana que acaba causando a inflamação gengival.

Imagem Gengivite

Os sinais claros de Gengivite são:

Sangramento gengival durante a escovação.

Sangramento gengival ao passar o fio dental.

Dores ao escovar algumas áreas, e também localizadas, dificultando a higienização.

Para que a Gengivite seja controlada, é preciso, primeiramente melhorar as técnicas de escovação, e começar a implementar o FIO DENTAL, nos hábitos diários.

Monitorar o tipo de alimento que está sendo consumido, também é uma dica importante.

Você sabia que durante a noite, nosso fluxo salivar fica reduzido? E o que isso pode representar?

Significa o seguinte: Que se nos alimentarmos durante a noite, e não escovarmos os dentes, aqueles resíduos alimentares permanecerão sobre os dentes e gengivas, causando uma fermentação bacteriana, gerando um grande acúmulo de Placa Bacteriana. Isso acontece com maior incidência de noite, porque é justamente neste período, durante o sono, que as glândulas salivares reduzem sua quantidade de saliva, e com isso, os dentes ficam em maior contato com os resíduos alimentares, sem a presença da saliva.

A saliva controla a acidez da boca (o PH bucal), e também nos favorece, em fazer uma parcial higienização, assim como digestão inicial dos alimentos. Por isso, que torna-se tão importante, a ultima escovação antes de dormir. Além de evitarmos a Gengivite, estamos também favorecendo um meio bucal higienizado, longe de bactérias, que também são responsáveis pela cárie.

Para agendar uma Avaliação em nosso Consultório ou para receber um dentista em sua casa entre em
contato!

(19) 99745-5055 - Vivo

Centro de Odontologia Estética e Medicina Chiaverini, Dentista de Plantão 24 horas em Campinas. Dentista em Águas de Lindóia.