RASPAGEM PERIODONTAL
RASPAGEM DE DENTES

A raspagem periodontal consiste em remover o tártaro acumulado nas superfícies dos dentes e acometem o tecido gengival. Tártaros são partículas endurecidas compostas de toxinas bacterianas que foram produzidas a partir de alimentos não removidos através da higiene bucal.

O tártaro é o principal causador da perda de suporte dentário, pois ele atinge fibras e ligamentos que ficam na superfície das raízes, e são responsáveis pela sustentação e firmeza do dente na boca. Ao acumularem-se nas superfícies dentárias, eles se estendem sob a gengiva e instalam-se entre estes ligamentos, causando a mobilidade do dente e a consequente perda.

A gengiva torna-se inflamada e ocorre sangramentos. Em muitos casos, o paciente sente dor e não higieniza como deveria, e assim, o quadro da doença avança. O mau-hálito é comum, e impossível de ser reduzido a não ser que seja feito o tratamento periodontal.

A importância da raspagem de dentes é evitar com que o tártaro chegue a causar danos permanentes ao dente. Ao serem removidos, a gengiva volta ao seu estado de normalidade, pára de sangrar, o mau-hálito diminui e o pac